Acadêmico Efetivo
João Neto Felix Mendes (1960), quinto filho do casal Leuzinger da Rocha Mendes (Liô) e Anazília Felix Mendes, ambos falecidos. Único filho do casal a manter a tradição musical do pai. Cursou as séries iniciais no Grupo Escolar Pe. Francisco Correia, série ginasial e científica no Colégio Estadual Prof. Deraldo Campos, atualmente colégio Prof. Mileno Ferreira em Santana do Ipanema. Participou do movimento católico de jovens cristãos, nos anos 70, que culminou com ingresso no seminário diocesano de Palmeira dos Índios AL, em 1981, pelo período de um ano. Estudante resignatário da UneAL-Universidade Estadual de Alagoas nos cursos Zootecnia e Pedagogia e UneB-Universidade Estadual da Bahia, curso Pedagogia. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas. Estudou música e piano na Escola de Música Villa Lobos em Arapiraca, além de ser violonista amador.
Casado com Ana Claudia Nobre Mendes, Zootecnista, santanense, pai de Angélica, designer de moda e Psicóloga e João Pedro, graduando em sistemas de informação no IFAL/AL.
Bancário Aposentado do Banco do Brasil, período 1975-2016, cuja posse como menor aprendiz ocorreu em Santana do Ipanema. Como Presidente e diretor cultural da AABB - Santana do Ipanema coordenou diversas edições da Feira de Arte e Cultural, nos anos 1990, onde foram apresentados trabalhos de artistas santanenses nas diversas áreas: literatura, música, fotografia, artesanato e artes visuais. Em 1995, recebeu moção da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, como destaque pela divulgação da arte e cultura santanense.
Pesquisador musical e fotográfico de Santana do Ipanema possui vasto acervo catalogado. Participou ativamente do documentário “Memórias de uma saga Caeté” (2013) do cineasta alagoano Pedro da Rocha, que reconstitui a memória afetiva do filme e sua influência ao longo do tempo no povo do lugar, além de revisitar cenários, entrevistar produtores, figurantes e cinéfilos contemporâneos do filme “A Volta Pela Estrada da Violência” gravado em Santana do Ipanema, anos 1970, que resultou na recuperação do filme para as mídias dvd e youtube. Em conjunto com o Prof. Marcelo Fausto e o cineasta Pedro da Rocha, produziram um documentário sobre a vida do santanense Sílvio Bulhões, filho de Corisco, intitulado “O mar de Corisco”.
O interesse pela literatura e escrita é herança de sua falecida mãe que, antes de atuar como servidora estadual do Grupo Escolar Pe. Francisco Correia nos anos 60 havia exercido o cargo de professora municipal no povoado Capim, atual Olivença, nos anos 1950, influenciando-o no exercício da leitura. Participante de vários concursos de poesias em Santana do Ipanema, Contos em Maceió e música/conto em concursos internos do Banco do Brasil. Autor de algumas dezenas de contos e crônicas, publicados coletivamente nos livros “À Sombra do Umbuzeiro”, “À Sombra do Juazeiro” e “À Sombra da Quixabeira” cujo cenário principal é Santana do Ipanema e sua gente. Atualmente é membro da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes, ocupando a cadeira 22, cujo patrono é o Maestro Manuel Vieira de Queiros, “Maestro Queirós”. É editor do blog www.apensocomgrifo.com