Amabílio Bulhões
Amabílio Bulhões
Cadeira Nº 3
✩1906 †2006
Nasceu em Traipu, no dia 11.12.1906, filho de Henrique Francisco de Bulhões e de Teresa de Bulhões. Mudou-se aos dois anos de idade para Santana do Ipanema, cidade que foi sua referência afetiva de toda sua infância e grande parte da adolescência.
Aos 18 anos partiu para o Rio de Janeiro, onde seguiu carreira militar e de professor de música, diplomado pela Escola Nacional de Música em 1944. Foi aluno do renomado maestro Heitor Villa Lobos.
Santana do Ipanema ficou em seu coração por toda a vida, tendo retornado, algumas vezes, após sua transferência para o Rio de Janeiro.
Destacou-se no posto de contramestre da banda do 3º regimento da Infantaria da Praia Vermelha, do Rio de Janeiro, sendo colocado 1º lugar em concurso, tendo superado outros 34 músicos de igual qualidade.
Escreveu livros didáticos sobre canto orfeônico para escolas públicas e privadas do Rio de janeiro.
Numa foto histórica no Rio de Janeiro, na escadaria da Escola Nacional de Música, nos anos 1940, vemos o registro de gala dos concluintes, acompanhados de suas esposas, incluindo o maestro Amabílio Bulhões e sua segunda esposa Silene, após a viuvez. Casal teve apenas uma filha, Marília. Do primeiro casamento com a senhora Lia, tiveram dois filhos: Amabílio e Hélio. Em posição de destaque se encontra o gênio da música brasileira o maestro Heitor Villa Lobos, com o seu tradicional charuto.