Eraldo Bulhões Barros
✩1936 † 2011
Eraldo Bulhões Barros, filho de Benício Mendes Barros e Aquilina Bulhões Barros, em 19.12.1936. Estudou o curso primário no Grupo Escolar Padre Francisco Correia. Preparou-se para o curso de admissão ao Ginásio com a professora Maria Audite Vanderlei. Foi aluno fundador do Ginásio Santana. Concluiu com brilhantismo o curso ginasial, sendo um dos nove formandos. (Aparecida Monteiro)
Cursou o científico foi feito no Colégio Diocesano de Maceió, atual Colégio Marista. Em 1962, concluiu o curso de Direito, pela antiga Faculdade de Direito de Alagoas, atualmente, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tornando-se um dos mais inteligentes, habilidosos e conceituados causídicos do Estado. Concorreu e foi aprovado para lecionar na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tornou-se professor universitário.
Ingressou no Estado exercendo o cargo de Procurador, chegando ao cargo de Procurador Geral do Estado, com sapiência e dedicação. Exerceu as funções de professor e diretor geral do Ginásio Santana. Na política, foi hábil e articulador; desempenhou as funções por mais de um mandato de vereador, com votações expressivas. Tornou-se presidente da Câmara Municipal de Vereadores, ganhando destaque pelo relacionamento com seus pares. (Aparecida Monteiro)
Construiu bela família ao casar-se com Maria do Carmo. Assim, foi pai de Eraldo Júnior, Soraya, Marcelo, Benício, Adriano e Alexandre. Viúvo, casou-se com Rosineide e teve as filhas, Janaína e Jaqueline. Adotou dois filhos: Bernardo e Valdiron.
Recebeu justa homenagem da direção da Escola Municipal Senhora Santana, quando o nomeou patrono da Biblioteca Municipal. Por todo seu trabalho Eraldo Bulhões Barros foi um dos mais notáveis santanenses. Homem que deixou sua marca que o tempo jamais apagará. Ao amanhecer, seu nome será grafado com os raios prateados do sol nascente; ao entardecer, com os raios dourados do sol poente. ( Aparecida Monteiro)