Logo da ASLCA

ASLCA

Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes

Mileno Ferreira da Silva

Cadeira Nº 16
Mileno Ferreira da Silva

Mileno Ferreira da Silva

Cadeira Nº 16

✩1925 †1988

Professor Mileno Ferreira da Silva nasceu no dia 25.02.1925, em Santana do Ipanema, na residência de seus pais situada a rua Cel Lucena. O vistoso casarão, construído por seu pai, conserva até os dias atuais estilo neoclássico nos traços arquitetônicos. Filho de Joaquim Ferreira da Silva e Dolores Wanderley Ferreira. Doutor Joaquim Ferreira foi engenheiro civil e coletor Federal, o primeiro santanense a se formar no curso de engenharia civil. Foi prefeito interventor em 1937/1938.

Nascido em família essencialmente católica, recebeu das mãos do cônego José Bulhões os sacramentos do Batismo e da primeira comunhão, na matriz de Senhora Sant’Ana. Dos sete aos dez anos (1932 a 1936), estudou o antigo curso primário atual ensino básico fundamental em casa de suas primeiras professoras.

Os primeiros conhecimentos, as primeiras letras rabiscadas, as primeiras instruções disciplinares, recebeu das professoras pioneiras, entre elas; Belmira Brandão e Josefa Leite.

Foram colegas de escola no ensino Primário: Evilásio Brito, Milton dos Anjos e Albertino Marques. Em 1937, ingressou no curso de admissão ao Ginásio e em seguida, estudou na escola fundada pelo professor autodidata Flávio Aquino, irmão do major Darcy Araújo, que anos depois seria o \"Ginásio Santana\".

Em 1943, com dezoito anos de idade Mileno Ferreira foi morar em Maceió onde estudou o Colegial, curso hoje chamado de Ensino Médio, no colégio Diocesano, atual Colégio Marista, curso que concluiria três anos depois.

Com 20 anos (1945), foi para o Rio de Janeiro onde ingressou na Academia da Força Aérea Nacional onde chegaria a 1º Tenente. O mundo à época, vivia o final da segunda guerra mundial. O 1º tenente Mileno Ferreira viria a ser afastar por problemas cardíacos.

Após 6 anos, estava de volta à terra natal. Em 1951, foi convidado a integrar o corpo docente, do recém fundado Ginásio Santana, para lecionar Filosofia e Língua Estrangeira. Nesse período, cursou em Recife especialização em Letras Anglo- Saxônicas pela Universidade Federal de Pernambuco.

Na véspera do natal de 1959, casou-se com a santanense Maria das Dores Gonçalves Ferreira, de tradicional família santanense, filha de Seu Zé Quirino e Dona Mocinha. O matrimônio foi celebrado pelo Padre Cirilo, na igreja Matriz de Senhora Santana.

Mileno Ferreira foi professor e diretor do Ginásio Santana. Em 1964 foi convidado pelo Gov. Major Luiz Cavalcante para reformar o prédio do quartel onde funcionava o antigo Batalhão de Polícia Militar transformando-o no Colégio Normal de Santana. Em 1970, através de decreto publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas, pelo Gov. Lamenha Filho, passaria a se chamar Col. Est. Prof. Deraldo Campos.

Por mais de 20 anos que esteve à frente da diretoria da Col. Est. Prof. Deraldo Campos, da qual se orgulhava de ser professor-fundador. Mileno Ferreira, estará sempre presente nas homenagens dos formandos em mais de 20 placas de formaturas dos cursos Normal e Científico afixadas nas paredes do colégio. Após 30 anos de dedicados à educação o nome do professor consta da galeria de honra dos professores-fundadores do Ginásio Santana e do Colégio Estadual. Em decorrência de problemas cardíacos faleceu em 22.10.1988, aos 63 anos. Projeto de Lei apresentado pelo deputado conterrâneo Nenoí Pinto alterou nome do colégio que passou a se chamar \" Mileno Ferreira\" no mesmo ano do falecimento. ( Fábio Soares Campos)