Logo da ASLCA

ASLCA

Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes

Maria Laetitia Van Fulpe(Irmã Letícia)

Cadeira Nº 40
Maria Laetitia Van Fulpe(Irmã Letícia)

Maria Laetitia Van Fulpe(Irmã Letícia)

Cadeira Nº 40

Cadeira nº 40 - Laetitia Van Fulpen - Irmã Letícia (✩1926 †2019)


A Irmã Laetitia era a última religiosa viva das que fizeram um grande trabalho assistencial em nossa região. Dentre as obras, que receberam inclusive recursos financeiros vindos da Holanda, destacamos o Instituto Sagrada Família e o Posto de Puericultura.

Junto com a Irmã Leontia, já falecida, prestavam assistência às gestantes, motivo pelo qual, após a ida delas para a Holanda foi fundado o Clube de Mães Irmã Leontia em nossa cidade, mantendo vivo o trabalho por elas realizado. 

As duas bondosas freiras holandesas – Irmã Leôncia e Irmã Letícia – que, em meados da década de 1960, chegaram a Santana do Ipanema através do bispo Dom Otávio Aguiar, bispo diocesano de Palmeira dos Índios. Essas missionárias foram muito bem acolhidas pela sociedade santanense e pela paróquia de Senhora Santana, então dirigida pelo saudoso padre Luís Cirilo Silva.

 Retornando à conversa inicial, as duas irmãs holandesas prestaram relevantes serviços a Santana do Ipanema, nas áreas de educação e saúde.

Irmã Leôncia, por exemplo, dedicou-se à saúde e à assistência social, cuidando de gestantes, razão pela qual, como gratidão, o povo santanense resolveu homenageá-la com a fundação do Clube de Mães Irmã Leôncia.

Por sua vez, Irmã Letícia, também muito querida, dedicou-se à educação de crianças, notadamente do ensino fundamental, deixando em Santana do Ipanema o Instituto Sagrada Família, do qual foi fundadora e diretora. Tributo ao seu especial legado, a Câmara de Vereadores, em 30 de março de 1984, concedeu-lhe o título de Cidadã Honorária de Santana do Ipanema.

Boas lembranças têm, afinal, os santanenses dessas duas saudosas irmãs que residiam em casa nos fundos do Posto de Puericultura da cidade. Irmã Leôncia dirigia veículo tipo jipe para seus deslocamentos na cidade e ao interior do município para assistência a gestantes. Irmã Letícia pedalava sua bicicleta (hábito trazido do seu país), indo ao Instituto Sagrada Família e dali retornando ao final do seu trabalho diário.

O portal Maltanet, em 2019, publicou a sentida notícia: “Morreu na tarde deste domingo em Asten/Holanda aos 89 anos a religiosa Leatitia Van Fulpen (Irmã Letícia).” Com essa triste notícia, encerrou-se o ciclo histórico da passagem dessas duas bondosas religiosas por Santana do Ipanema, lugar muito distante do seu país natal, a Holanda.