Logo da ASLCA

ASLCA

Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes

Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas, Juvêncio dos Santos morre aos 102 anos

19/01/2023

Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas, Juvêncio dos Santos morre aos 102 anos

Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas, Juvêncio dos Santos morre aos 102 anos

Reprodução matéria do TNH1

Morreu no último domingo (15), aos 102 anos, o mestre Juvêncio dos Santos, reconhecido como Patrimônio Vivo de Alagoas desde agosto de 2012. O artista faleceu por causas naturais.

Juvêncio Joaquim dos Santos era natural de São Miguel dos Campos e radicado em Rio Largo, onde travou os primeiros contatos com os folguedos populares e conheceu os primeiros mestres. Foi Capitão de Mar e Guerra da Chegança do mestre Antônio Feitosa (1940) e fundou a afamada Chegança Cruzador São Paulo (1945), uma homenagem à cidade de São Paulo e ao apóstolo celebrado em janeiro pelos católicos.

imagem-adicionada-1747857651328



Foto: Secult

Conhecido por sua elegância e educação, mestre Juvêncio poderia ser confundido com alguma autoridade da Marinha. Por seus trajes bonitos e bem elaborados e pelo porte altivo de seus integrantes, o folguedo alagoano sempre recebeu elogios por onde passou.

imagem-adicionada-1747857652244



Foto: Secult

“A cultura alagoana perde mais um grande mestre. Com muita tristeza, recebemos a notícia do falecimento do mestre Juvêncio, uma figura sempre presente nas atividades realizadas pela Secult e um homem que honrou seu título, sempre difundindo a Chegança e a cultura popular alagoana. Ele deixa um legado importantíssimo e uma grande lacuna dentre os Patrimônios Vivos de Alagoas. Minha solidariedade a todos os amigos e familiares”, declarou a secretária de Cultura, Mellina Freitas.