Logo da ASLCA

ASLCA

Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes

Morre Xameguinho, ícone do forró alagoano, aos 62 anos

03/07/2025

Artista passou mal durante a madrugada, em casa; suas músicas marcaram gerações

Morre Xameguinho, ícone do forró alagoano, aos 62 anos

O cantor, compositor e sanfoneiro Sebastião José Ferreira, mais conhecido como Xameguinho, morreu na madrugada desta segunda-feira (30), aos 62 anos, após sofrer um ataque cardíaco fulminante. O artista passou mal por volta das 5h da manhã, em sua residência, localizada em um loteamento na parte alta de Maceió, no Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió.

Segundo familiares, Xameguinho acordou com falta de ar. Sua esposa chegou a providenciar socorro para levá-lo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas, ao se dirigir ao banheiro, ele não resistiu e faleceu no local.

A morte repentina ocorre em plena temporada de festas juninas — período em que a música nordestina, especialmente o forró pé-de-serra, ganha ainda mais destaque. E Xameguinho era um dos maiores nomes desse gênero em Alagoas e em todo o Nordeste, acumulando mais de 50 anos de carreira.

"Com nossos corações enlutados, comunicamos o falecimento do Mestre Xameguinho do Acordeon. Uma grande perda para a família forrozeira", lamentou em nota a Associação dos Forrozeiros.

Clique Aqui e veja mais informações no Portal Gazetaweb