Logo da ASLCA

ASLCA

Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes

Os melhores livros alagoanos de todos os tempos e os 10 mais importantes do século 21

28/10/2025

Na esteira da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, Gazeta compila ranking inédito que contou com júri formado por mais de 60 votantes, entre leitores, pesquisadores, críticos e escritores

Os melhores livros alagoanos de todos os tempos e os 10 mais importantes do século 21

Reprodução de matéria publicada no Notícias Cidadania Alagoas

Nas páginas da história de Alagoas, a literatura sempre se impôs, seja com a força seca de Graciliano, o delírio imagético de Jorge de Lima ou a elegância e irreverência de Lêdo Ivo. Entre eles e depois deles, muitos outros escreveram o que somos: nas margens, nas praças, nas salas de aula e nas feiras, com a mesma obstinação e talento dos que acreditam que a palavra também é um modo de existir. E é essa crença que celebramos hoje.

A seguir, reunimos uma lista que tenta dar forma a esse caminho simbólico que percorremos. Longe de ser apenas um ranking, é, na verdade, a tentativa de retratar uma literatura que continua viva, múltipla e necessária, sem esquecer, claro, das histórias que nos trouxeram até aqui. É assim que vemos esta compilação inédita dos melhores livros alagoanos de todos os tempos e, ainda, dos melhores livros da literatura contemporânea de Alagoas.

Este material integra a cobertura especial do Caderno B na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que soleniza a herança africana que, inclusive, é tão fundamentada nas palavras. A festa das utopias em Alagoas ocorre entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió. O convite é para que continuemos a caminhar.


Clique aqui para ler a matéria completa